MBTKD

5549095f008d496f9e3e49c9fd5ffed6.jpg

 

O Taekwondo

É definido como uma arte marcial coreana que tem como objetivo o desenvolvimento físico e mental através de práticas voltadas para a defesa pessoal. Atividade que auxilia no alívio do stress diário, trabalhando a auto-estima, disciplina e conhecimento pessoal, assim como condicionamento físico, flexibilidade, tonificação muscular e emagrecimento.

 

É um Esporte Olímpico

Se destaca por seus combates esportivos, sendo muito procurado por mulheres pelo seu dinamismo e prazer, ao mesmo tempo em que ensina a defender-se.

 

O Taekwondo é para Todos

 

O Taekwondo baseado na filosofia “Songahm” desenvolve um sistema com metodologias de ensino voltado para todas as pessoas: crianças a partir de 2 (dois) anos, adolescentes, adultos, pessoas com deficiência e melhor idade.

Tem como objetivo não somente ensinar uma arte marcial, mas principalmente divulgar uma filosofia de vida fundada na disciplina, no respeito mútuo e no equilíbrio pessoal. E é por causa dessa filosofia que, em mais de 30 anos de existência, o Taekwondo tem atraído pessoas de todas as idades. Muitos pais procuram as academias de Taekwondo exatamente pelo fato de elas disponibilizarem uma arte marcial acessível a toda a família.

 Taekwondo: “caminho dos pés e das mãos através da mente”

 

taekwondo.jpg

Propósito do Taekwondo

O Taekwondo na sociedade moderna é ensinado como uma arte marcial defensiva a qual desenvolve habilidades para auto proteção, agilidade física e mental. Enfoca no desenvolvimento pessoal, da mente e do corpo.

 

O Taekwondo como Condicionamento Físico

O benefício físico do Taekwondo, o desenvolvimento muscular, melhora da coordenação e flexibilidade, e o aumento da capacidade aeróbica, são maneiras de proporcionar a si mesmo um seguro médico de saúde preventiva. É um regime positivo de atividade física para combater as forças debilitantes do estilo de vida sedentário, e a velhice.

 

Missão

O nosso objetivo é o de inspirar a cada um dos nossos membros a chegar a excelência da faixa preta promovendo-lhe:

· Uma atividade nova e empolgante num ambiente moderno e confortável;

· Um currículo compreensivo das artes marciais;

· Professores e Instrutores altamente qualificados e motivados;

· Por se tratar de uma atividade que pessoas de diferentes idades podem praticar juntas, promove uma maior integração familiar e social;

· O desenvolvimento de um maior nível de autocontrole e de auto-estima através da prática de uma filosofia baseada na disciplina e no respeito.

A cada praticante deverá ser dada a oportunidade de alcançar seu potencial; não somente aos talentosos, aos coordenados, aos atentos, aos espertos, etc..., mas também aos tímidos, aos velhos, aos atrapalhados, as crianças; aos deficientes físicos e mentais; aqueles que não entendem; aqueles que se distraem; os que são conscientes só de si mesmos.

O Taekwondo modifica vidas, ensina cortesia, lealdade, responsabilidade e auto-respeito, desenvolve a capacidade de atenção, melhora a coordenação e incentiva a apreciação de disciplina e ordem.

Image_0372.jpg

Metodologia Boreal de Taekwondo

Após anos de prática de Taekwondo, em todos os seus estilos (WTF, STF, ITF), e aliando o conhecimento teórico/prático da Educação Física, foi elaborada por profissionais da Educação Física e instrutores de TKD uma nova e empolgante metodologia de ensino do Taekwondo.

Metodologia desenvolvida primordialmente sobre a faixa etária, desenvolvimento motor e psico-social dos praticantes.

Possibilita ainda a pratica da arte em suas diversas formas: Defesa Pessoal, Esporte, Condicionamento Físico, Relaxamento, Apoio Disciplinar, Luta Marcial, e ainda apoio no desenvolvimento de características como Cortesia, Lealdade, Respeito, Perseverança, Honra, Integridade, Auto Controle, Disciplina e Superação.

Tem como característica só permitir professores que sejam certificados em Taekwondo e graduados em Educação Física com inscrição no conselho regional, determinante à qualidade e excelência das aulas e eventos.

Seguindo as leis locais que não obrigam a formação em Educação Física para as artes marciais e, como a metodologia promove a integração e sociabilização no Taekwondo, oferecemos aos nossos praticantes a possibilidade de trabalhar na metodologia sem possuir a graduação de Educação Física. Os interessados, porém, serão obrigados a se matricular nos cursos preparatórios de instrução, onde terão uma noção básica sobre as matérias da Educação Física, e assim serão capacitados para a docência.

Mesmo aprovados e certificados nos cursos preparatórios, os instrutores deverão sempre se reportar a um professor graduado. Professor que assume a responsabilidade sobre o instrutor e suas atividades.

Portanto fica bem clara e distinta a posição de instrutor e professor.

 

Programas de Treinamento

 

Pequeno Gafanhoto

São crianças em idade pré-escolar de 2 a 6 anos.

Programa desenvolvido para estimular os talentos físicos, sociais e intelectuais das crianças.  Este programa oferece uma forte base de qualidades essenciais do caráter, como cortesia, respeito e disciplina, além de desenvolver as habilidades motoras, assim também como melhorar a capacidade de prestar atenção e seguir ordens.
Ensinamos usando sempre métodos de ensino seguros, divertidos e excitantes disponível para essa idade.

Os “Pequenos Gafanhotos” possuem sua insígnia exclusiva e participam do Sistema de Premiação e Incentivo para cada conquista da criança na escola, na academia e em casa. Também são premiadas pela participação de torneios e eventos.
 

Garra de Tigre

São crianças com idade de 7 a 11 anos.

Baseado no Taekwondo tradicional, especialmente criado para crianças. Este sistema se baseia no aprendizado de toda uma vida, de conceitos adicionados à habilidade de ensino. Em nossas aulas só ensinamos a criança a ter: objetivos, integridade, amizade, respeito, confiança, auto-estima, entre outras.

Assim como o “Pequeno Gafanhoto”, os praticantes também possuem sua insígnia própria e participam do Sistema de Premiação e Incentivo.

 

Tradição Tkd

Um dos objetivos de nossa metodologia é que todos os praticantes cheguem a Faixa Preta. Esse programa inclui tudo o que se deve aprender desde a faixa branca até alcançar a Faixa Preta. Incluem aulas onde se aprende todo o conteúdo referente à sua respectiva graduação, técnicas básicas de defesa pessoal, Kyorugui (luta) e quebramentos de tábuas.
 

In-Wha (Clube de Faixas Pretas)

Inclui todo conteúdo dos programas anteriores. Este programa foi desenvolvido para os praticantes de faixas coloridas dedicados e com atitude de Faixa Preta. Sendo o clube de praticantes que buscam a excelência de um faixa preta, ele acrescenta novas técnicas e conhecimentos na sua metodologia de ensino, como por exemplo, técnicas avançadas de defesa pessoal, manejo de armas orientais, técnicas de luta olímpica, quebramentos de tábua e novos segmentos de “poomse”.
Os membros do In-Wha são pessoas que fixaram o objetivo de tornar-se Faixa Preta. O praticante deverá saber exatamente o que significa esse objetivo e para onde o levará esse desejo e convicção. Deverá ter, desde o início, atitudes e postura de um verdadeiro faixa preta.

Um emblema será colocado no seu uniforme na manga do lado esquerdo, para lembrar cada vez que colocar seu uniforme para o treino que sua meta é ser Faixa Preta.

Todo praticante que chega à faixa preta, mesmo não tendo participado do In-Wha nas faixas coloridas, é considerado membro do clube de faixas pretas

 

Comando

Desenvolve todas as técnicas do Taekwondo de todas as graduações. Os praticantes aprendem distintas habilidades para liderança e ensino. Este programa foi desenvolvido especialmente para aqueles praticantes que quando chegam à faixa preta querem ingressar no programa de instrutores e professores de nossa organização e também para os que desejam desenvolver habilidades de liderança, sendo usado para vida. Este é o programa mais completo.

Para ingressar precisa da autorização e recomendação do seu Instrutor ou Professor. Não possui idade mínima e pode perdurar até receber a faixa preta e, com a faixa preta completar 16 anos de idade. Praticantes que chegam à faixa preta com menor idade continuam na posição de “comando” e assim que completam 16 anos são recompensados com a oportunidade de utilizar a posição de “Instrutor Junior” de acordo com seu superior imediato.

 

Instrutor Junior

Praticante faixa preta participante do programa “Comando”, com grande anseio de ser instrutor ou professor da organização, que ao completar 16 anos passa a fazer parte do seleto grupo de instrutores do Taekwondo. Fase de preparação e estágio buscando aprender a arte de ensinar e transmitir conhecimento.

Muitas são as exigências neste momento probatório do Taekwondo, levando o praticante a mergulhar profundamente na arte marcial, metodologia de trabalho e conhecimento humano.

O praticante faixa preta que não participou do programa “Comando” pode ingressar no Programa de Instrução, desde que autorizado e recomendado por um Professor de Taekwondo. Para isso, o praticante deverá se matricular no Curso Boreal Preparatório de Instrução de Taekwondo.

Para a posição de “Instrutor Junior” necessita-se ter 16 anos ou mais, não havendo tempo limite para promoção. Tal promoção será por merecimento e maioridade.

 

Instrutor Senior cópia.jpgInstrutor Pleno cópia.jpg

Instrutor Pleno / Sênior

Ao ser aprovado no curso preparatório de instrução de Taekwondo, e possuir idade igual ou maior de 18 anos, o Praticante Instrutor Junior é promovido a “Instrutor Pleno de Taekwondo”. Posição exercida pelo instrutor durante a graduação de Faixa Preta 1º e 2º Dan. O Instrutor é obrigado a estar matriculado no Curso Boreal de aperfeiçoamento de instrução de Taekwondo ou ser estudante de Educação Física.

Ao conquistar a graduação de Faixa Preta 3º Dan, automaticamente o Instrutor é nomeado Instrutor Sênior, mantendo esta posição até a graduação de Faixa Preta 4º Dan.

 

O Professor

Posição respeitada e garantida em qualquer momento, posição e graduação do Taekwondo (incluindo faixas coloridas) para o praticante de Taekwondo graduado em Educação Física e com a devida inscrição no Conselho Regional de Educação Física.

 

Uniforme Padrão

Todos os uniformes carregam as bandeiras do Brasil e da Coréia do Sul, emblema da Metodologia Boreal de Taekwondo e a identificação específica da metodologia. O uniforme dos faixas pretas contam com colarinho preto e emblemas em escala de cinza. A partir do terceiro dan, pode-se usar a fita preta ao longo da calça, assim como o dobok trançado branco. Já no quarto dan, graduação onde se adquire título de mestre, o dobok pode ser o preto trançado.

 

Sistema de Premiação e Incentivo

Nos programas “Pequeno Gafanhoto” e “Garra de Tigre”, através de premiações simbólicas (fitas coloridas colocadas na ponta da faixa de graduação), incentivamos as crianças a terem compromisso e dedicação com seus deveres e obrigações de casa, da escola e do Taekwondo.

Todos os praticantes destes programas deverão entregar ao seu professor/instrutor o boletim escolar. Além disso, devem entregar também uma carta feita pelos pais ou responsáveis contanto sobre seu comportamento em casa.

Para cada conquista da criança na escola, na academia e em casa, as crianças podem receber as seguintes fitas coloridas na faixa:

· Fita Amarela: notas perfeitas no boletim escolar, ser destaque ou por uma melhora significativa;

· Fita Verde: por atitudes especiais, em casa, na escola e no TKD;

· Fita Azul: temas mensais, lição da semana e comportamento em classe;

· Fita vermelha: participação em eventos (torneio, avaliação, noite ninja, acampamento, etc...).

 

Destaque do Mês

No sistema de premiação e incentivo, a cada mês e em cada turma de TKD da metodologia, é escolhido o destaque do mês. Este praticante é selecionado pelo professor/instrutor com base no seu comportamento, motivação e determinação junto à sua turma. Ele utiliza durante o mês uma faixa de identificação no braço esquerdo e como destaque, será a referencia do professor/instrutor durante as aulas. Ficará sempre a frente dos outros praticantes nos exercícios conjuntos, mantendo sempre uma atitude positiva, empolgante e exemplar. A cada mês é selecionado um novo destaque.

 

Aulas Especiais

 

Clube de Faixas Pretas (In-Wha)

Todos os membros dos programas “In-Wha”, “Comando”, os instrutores e os professores, tem como obrigação à participação de uma aula diferenciada e exclusiva, aplicada em dias e horários diferentes aos das aulas correntes.

Nesta aula, será trabalhado todo o conteúdo exclusivo do clube In-Wha. Aula que acrescenta novas técnicas e conhecimentos na sua metodologia de ensino, como por exemplo, técnicas avançadas de defesa pessoal, manejo de armas orientais, técnicas de luta olímpica, quebramentos de tábua e novos segmentos de “poomse”.

Aula obrigatória, pois é neste momento que toda postura e disposição do verdadeiro faixa preta são colocadas em prova. Serão trabalhados, tanto novos conteúdos práticos, quanto aprofundado o trabalho filosófico e disciplinar do Taekwondo.

Esta aula não tem dia e data específica. A cada encontro é combinado entre os membros o próximo dia de aula, procurando encaixá-la na disponibilidade de todos os membros do clube de faixas pretas.

 

Clube de Armas Orientais

Este é o grupo de praticantes que possuem interesse em se especializar nas armas orientais praticadas no Taekwondo. São elas: “Ssahng Joel Bong” (Num Tchaku); “Bahng Mahng Ee” (bastão curto); Jahng Bong (bastão longo); Jee Pahng Ee (bengala); Sam Dan Bong (bastão triplo); Ssahng Nat (foice); Gum Do (espada).

Para fazer parte do clube de armas orientais, o praticante tem duas possibilidades:

· Através do “In-Wha – clube de faixas pretas”, ter praticado e ser certificado em três ou mais armas orientais;

· Ter praticado e ser certificado em cinco ou mais armas orientais através dos cursos específicos de armas orientais oferecidos pela Metodologia Boreal.

O praticante que apresenta a qualificação ganha o direito de utilizar a insígnia do clube de armas orientais no braço direito.

 

Eventos

 

Avaliação para promoção de faixa

De quatro em quatro meses aproximadamente, a Metodologia Boreal de Taekwondo promove a avaliação para promoção de faixas, onde cada praticante é avaliado individualmente por um ou mais faixas pretas certificados no curso de Arbitragem e Avaliação.

É através deste evento que o praticante tem a possibilidade de evoluir dentro da metodologia. Mas não basta apenas participar do evento, e sim cumprir uma série de requisitos relacionados a pratica do Taekwondo.

Acompanhe:

· 80 % de aproveitamento das aulas e em dia com a mensalidade e taxa de avaliação;

· Aprovação com nota igual ou superior a 07 na avaliação de conteúdo em aula;

· Ter comprovado, em avaliações realizadas durante o período de aulas, o conhecimento e pratica dos conteúdos de faixas anteriores a atual;

· Dobok (uniforme) completo, devidamente limpo e passado;

· Autorização do professor/instrutor para participação do evento.

O aluno deverá apresentar todo o conteúdo técnico desenvolvido no período; apresentar uma evolução gradual das capacidades físicas individuais e realizar um quebramento de tábua (tábua de madeira especialmente confeccionada) com técnicas de chutes já desenvolvidas. Vale lembrar que o praticante deve, na sua avaliação, alcançar ao menos a nota 5 em cada item avaliado para receber sua nova graduação.

O praticante que não participar do evento, não atingir a pontuação mínima e /ou não preencher os requisitos citados poderá, para acompanhar o desenvolvimento da sua turma, requisitar o “Reforço” ao seu professor/instrutor.

 

Torneios

A Metodologia Boreal procura organizar anualmente uma competição de Taekwondo. Sem data definida e sem obrigatoriedade de execução, o torneio conta com a participação de todas as escolas inscritas na metodologia. Permite ainda a participação de qualquer praticante de Taekwondo, independente de federação ou estilo, desde que respeitado o regulamento do torneio.

Competição de características e regulamento próprio, onde a cada ano é escolhida as categorias e tipos de disputa, buscando sempre contemplar as atividades praticadas na metodologia. Atividades como: “Poomse” (seqüência de movimentos predeterminados), “Kyrougui” (combate), “Kyo Pac” (quebramento de tábuas), apresentações em equipe, e outras.

 

Noite Ninja

Com o foco voltado para a disciplina e procedimento, é um evento muito esperado pelos praticantes.

De periodicidade anual, é aberto para todos os praticantes de Taekwondo e também a convidados, amigos e familiares dos mesmos, todos passam por uma vivência diferenciada no Taekwondo, com atividades extracurriculares inovadoras e empolgantes.

Normalmente o evento tem inicio após o por do sol com a participação das crianças, jovens e adultos. As atividades globais e desenvolvidas para todas as idades são praticadas neste primeiro momento. Já próximo da meia noite (horário varia de acordo com a organização do evento) as crianças são dispensadas, mas o evento continua até o dia seguinte com os jovens e adultos e atividades mais específicas a faixa etária em questão.

Todos pernoitam no local do evento, onde atividades surpresas são propostas ao longo de toda noite e o evento se encerra somente ao meio dia.

Sem data definida e sem obrigatoriedade de execução.

 

Acampamento

Evento similar a “Noite Ninja”, com atividades diferenciadas, mas de grande porte e aberto somente a praticantes de Taekwondo.

Toma três dias e é sempre realizado em locais específicos (sítios, chácaras, fazendas, campings, casa de praia ou campo), mudando a rotina de sala de aula e promovendo uma maior integração junto à natureza.

Os praticantes vivem intensamente atividades rústicas e naturais: esportes e recreação a céu aberto, arborismo, montanhismo, primeiros socorros, escotismo, sobrevivência na selva, orientação e navegação, campismo, etc.

Além de todas as atividades escolhidas com exclusividade, contamos com a possibilidade de integrar atividades como: avaliações de faixas coloridas, avaliações de faixas pretas, cursos extracurriculares (armas orientais, defesa pessoal, arbitragem), etc.

De forte cunho disciplinar, no acampamento reúne-se praticantes de diversos estilos e metodologias de Taekwondo, onde se busca um espírito de camaradagem, respeito e sociabilização.

 

Sem data definida e sem obrigatoriedade de execução.